Pages

Labels

Conversando sobre traição




Por que a traição dói tanto em quem é traído? A traição de um namorado ou mesmo de uma amiga tem levado muitas pessoas aos consultórios psicológicos. Talvez um dos aspectos mais difíceis da vida de qualquer ser humano é lidar de uma forma positiva com a traição, pois criamos e alimentamos uma série de expectativas nas pessoas que gostamos que muitas vezes podem causar grandes decepções.
A questão da traição surge quando essas expectativas não são compartilhadas e o outro lado acaba “pisando na bola”, gerando sentimentos como raiva, revolta, tristeza, entre outros. Quando falamos sobre relacionamento a dois, percebemos em nossa cultura uma “certa” aceitação para a traição nos homens, enquanto que para a mulher, um controle exacerbado é imposto em relação à sua sexualidade, inclusive atribuindo a ela sentimentos de culpa e de falta de reputação.
Mas o que poderia ser considerado traição numa relação? Isso pode variar a partir do acordo que o casal faça para relacionar-se. Para alguns casais, se houver uma transa e não houver envolvimento emocional, não há traição. Para outros casais, a fidelidade é uma questão essencial, sem perspectiva de brechas. Pesquisas apontam que homens e mulheres possuem concepções diferentes sobre traição. As mulheres tendem a considerar traição quando existe envolvimento emocional e os homens se houve relação sexual.
Algumas pessoas sofrem mais por serem traídas, pois elas desenvolvem a crença de que o parceiro é uma posse, que são donos do outro. Esta questão envolve um outro problema também grave que é o ciúme. A pessoa que sente que tem a posse do outro é insegura, tem medo da perda e na maioria das vezes de ser traída. Os ciumentos estão sempre em busca de alguma evidência de traição e esse comportamento causa muito desgaste e perturbação.
A melhor maneira de tratar o assunto seria conversar abertamente com o parceiro, onde se possa colocar as expectativas e as considerações pessoais de cada um com relação à fidelidade. Mas se a traição já ocorreu, a melhor receita para resolver a questão de uma forma madura e positiva é a conversa aberta e franca a respeito do ocorrido afim de possivelmente redimensionar o acordo feito e não cumprido.
A fidelidade envolve principalmente confiança e cada pessoa possui a sua consideração do que pode ser aceito ou não. As pessoas que foram traídas muitas vezes desenvolvem dificuldades como não confiar nas pessoas em geral, estando sempre com o “pé atrás”, o que prejudica o desenvolvimento de novos relacionamentos.

0 comentários:

Postar um comentário